Quem somos

Como tudo começou
O Projeto Contadores de Histórias foi criado em 2003 pela Vice-Cônsul Lígia Verdi do Consulado-Geral do Brasil em São Francisco, com o objetivo de proporcionar às crianças contato com a língua portuguesa, a literatura, o folclore, a música, a tradição e os costumes brasileiros em eventos com duas horas de duração, repletas de atividades e diversão.

Atualmente o Projeto Contadores de Histórias acontece na biblioteca de Lafayette (East Bay) no segundo e quarto sábados de cada mês. Veja aqui o nosso calendário atualizado de eventos.

Os voluntários
Nós, voluntários no Projeto Contadores de Histórias, adoramos trabalhar com as crianças e famílias da Bay Area. Ver as crianças falando um pouquinho mais de português e entendendo um pouquinho mais do Brasil durante cada evento é algo maravilhoso e que nos ajuda a lembrar de nosso compromisso com nossas raízes.

A faixa etária de nosso público vai de três a oito anos de idade…mas bebês aos cuidados dos pais também participam de nossos eventos, e são muito bem recebidos.

Parcerias
O Projeto Contadores de Histórias tem contribuído não somente para a divulgação da língua portuguesa e da cultura brasileira como também para a formação de parcerias que têm colaborado enormemente para a divulgação de informações úteis dentre a comunidade brasileira local. O Contadores tem participado da organização de vários eventos culturais e educativos que visam a divulgação da cultura brasileira no norte da Califórnia. Um dos exemplos bem sucedidos dessas parcerias é o IBEC (Instituto Brasil de Educação e Cultura) — a escola comunitária de português criada a partir da reunião de um grupo de pais e educadores que participam ativamente do Contadores de Histórias.

O Projeto Contadores de Histórias tem também apoiado oficinas de formação e aperfeiçoamento de professores de português e palestras sobre educação e cultura para a comunidade brasileira e interessados em geral.

Nossos eventos
Realizamos anualmente eventos como Carnaval, Festa Junina e Festa de Natal. A Festa Junina, por exemplo, atrai em média cerca de 300 pessoas e conta com música e comidas típicas brasileiras, e brincadeiras exclusivas para crianças e suas famílias.

Também realizamos eventos exclusivos em português no museu The Exploratorium para os brasileirinhos da Bay Area.

Os eventos do Projeto Contadores de Histórias têm atividades variadas: música, desenho, pintura, brincadeiras e dança fazem parte do programa fixo, seguindo o tema do mês em que o evento acontece. Quadros como a Letra da Vez e o Baú de Palavras estimulam a curiosidade das crianças pelo alfabeto em português e são formas divertidas de aumentar o vocabulário dos pequenos.

Desde 2018 temos nos reunido na biblioteca de Lafayette (East Bay) no segundo e quarto sábados de cada mês para lermos histórias e brincarmos em português.

Onde?
Para ser informado sobre nosso eventos clique aqui. O Projeto Contadores de Histórias é aberto às crianças e famílias falantes de português e interssadas em praticar a língua portuguesa.