O Contadores de Estórias faz umas coisas bem legais…

O Projeto Contadores de Estórias desde 2003 leva a língua portuguesa e a literatura brasileira para as crianças brasileiras na Bay Area, assim como as características culturais e as tradições brasileiras. Ali, as crianças aprendem mais sobre as delícias de ser brasileiro.

O projeto tem uma Biblioteca Móvel, com um acervo variado, incluindo filmes e jogos em português. Várias atividades são desenvolvidas nos eventos, além da leitura. Os eventos têm duas horas de duração, no primeiro domingo do mês. No evento passado, plantamos cebolinha em vasos de terracota que as crianças já haviam decorado para celebrar o Dia da Terra, enquanto instruções eram passadas em português, acrescentando-se, assim, mais palavras ao vocabulário em português da meninada. E isso fica gravado em suas cabecinhas, que conseguem se expressar melhor. A melhor expressão leva a maior auto-confiança e daí só progride até a aquisição completa da língua e a apreciação da cultura.

O projeto é tocado por voluntários dedicados, que acreditam que educação é o caminho para uma sociedade mais justa e unida por ideais de crescimento e desenvolvimento contínuo e conjunto. Os voluntários do Contadores de Estórias são orgulhosos de serem parte de um projeto que ensina, aumenta e dignifica a língua e a cultura brasileira.

O Contadores tem Festa Junina, Carnaval, e outras tradições brasileiras. O Halloween do Contadores conta com personagens do Folclore brasileiro, além do vocabulário do halloween norte-americano.

O Projeto Contadores de Estórias está fazendo história na Bay Area, influenciando o modo como o Brasil é visto e sentido pelas crianças, esperando, assim, estimular uma auto-estima grande e o orgulho de ser binacional.

Visite o site do Contadores de Estórias: http://www.contadores-de-estorias.org

Anúncios

Um comentário sobre “O Contadores de Estórias faz umas coisas bem legais…

  1. Oi pessoal, muito bom texto. Fui muitas vezes ao Contadores com meus filhos quando morava na Bay Area, e de fato o programa é muito bem feito. Há atividades coordenadas, tudo bem organizado, e as crianças se divertem. Parabéns ao grupo de voluntários e ao governo brasileiro que apoia essa iniciativa tão bacana dando chance às crianças brasileiras nascidas no exterior a chance de conviver com a cultura brasileira mesmo estando tão longe. Valeu Contadores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s